Instituição de Utilidade Pública

Fundado em 15 de setembro de 1911


CAVALEIRO DA ORDEM MILITAR DE CRISTOMEDALHA DE OURO DE MÉRITO DESPORTIVO DA CIDADEMEMBRO HONORÁRIO DA ORDEM DO INFANTE D. HENRIQUEMEDALHA DE BONS SERVIÇOS DESPORTIVOSMEDALHA DE HONRA AO MÉRITO DESPORTIVOCOLAR DE HONRA AO MÉRITO DESPORTIVO

Gala AFC 2024



Estão abertas as votações online!

Até dia 23 de junho podem votar livremente, após essa data será necessário registo.


Gala 2024 


SabiasQue.pptx

Aprovada a candidatura do AFC à Bandeira da Ética

O AFC obteve a certificação da Bandeira da Ética com o projeto CRESCERnoAFC.

A organização deste projeto tem como foco primordial o desenvolvimento de competências pessoais, interpessoais, sociais e cívicas juntos dos atletas ao nível da formação inicial. Pretende-se que o fair play, o espírito colaborativo e de equipa, a tomada de decisão, a resistência à frustração e a gestão emocional se apresentem como competências do contexto desportivo que se transferem para os diferentes contextos de vida dos atletas (como a escola e a família). Este é um trabalho realizado em cumplicidade entre a equipa de treinadores e a equipa do Serviço de Psicologia e Educação do AFC.

O foco no desenvolvimento de competências sociais e cívicas é, ainda, reforçado sob a responsabilidade da direção em diferentes momentos e ações previstas de ligação e envolvimento dos atletas na comunidade como p.e. o voluntariado. 

Nesta colaboração/relação bidirecional reforça-se a Responsabilidade Social do Clube enquanto entidade que se integra e faz representar na Comunidade de Pertença traduzindo por ações a importância que o desporto pode assumir como mecanismo facilitador de inclusão social.

Uma terceira dimensão de extrema relevância é o papel dos pais no desporto. Salienta-se aqui a dimensão de sensibilização educativa dos pais enquanto elementos de referência e como modelos de vida para os seus filhos.

A organização e o desenvolvimento deste projeto contam com a Parceria do Observatório de Desporto, Educação e Comunidades (ODEC_CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. O acompanhamento e a monitorização do projeto serão realizados de forma próxima e sob o aconselhamento deste Observatório. 

CRESCERnoAFC