O AFC obteve a certificação da Bandeira da Ética com o projeto CRESCERnoAFC.
A organização deste projeto tem como foco primordial o desenvolvimento de competências pessoais, interpessoais, sociais e cívicas juntos dos atletas ao nível da formação inicial. Pretende-se que o fair play, o espírito colaborativo e de equipa, a tomada de decisão, a resistência à frustração e a gestão emocional se apresentem como competências do contexto desportivo que se transferem para os diferentes contextos de vida dos atletas (como a escola e a família). Este é um trabalho realizado em cumplicidade entre a equipa de treinadores e a equipa do Serviço de Psicologia e Educação do AFC.
O foco no desenvolvimento de competências sociais e cívicas é, ainda, reforçado sob a responsabilidade da direção em diferentes momentos e ações previstas de ligação e envolvimento dos atletas na comunidade como p.e. o voluntariado.
Nesta colaboração/relação bidirecional reforça-se a Responsabilidade Social do Clube enquanto entidade que se integra e faz representar na Comunidade de Pertença traduzindo por ações a importância que o desporto pode assumir como mecanismo facilitador de inclusão social.
Uma terceira dimensão de extrema relevância é o papel dos pais no desporto. Salienta-se aqui a dimensão de sensibilização educativa dos pais enquanto elementos de referência e como modelos de vida para os seus filhos.
A organização e o desenvolvimento deste projeto contam com a Parceria do Observatório de Desporto, Educação e Comunidades (ODEC_CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. O acompanhamento e a monitorização do projeto serão realizados de forma próxima e sob o aconselhamento deste Observatório.